top of page

70% da qualidade da sua gravação está na coerência da sua performance

Vamos começar falando da relação da banda com o produtor, e desmistificar um pouco a importância do produtor, e esclarecer o papel desse profissional na qualidade da sua gravação.


Um produtor é importante para organizar suas ideias com o olhar técnico do que será gravado, ele consegue pensar no seu arranjo imaginando os overdubs, linhas adicionais, organizar os espaços para organizar os elementos adicionais, testar os limites de cada músico.


Mas o produtor não vai transformar uma banda ruim em uma banda boa; uma música ruim em uma boa; e principalmente não vai conseguir trazer performance se o músico não se sentir seguro, e imerso na sua própria composição.


Com bandas e artistas independentes, nós partimos pelo princípio que tudo é feito pela banda; quando falamos de mainstream as composições são compradas e os artistas são intérpretes da canção. Mas no cenário independente isso raramente acontece; e os artistas estão completamente envolvidos na sua composição.


Podemos usar como exemplo o mainstream neste capítulo para ilustrar a importância da performance, nesses casos o que o produtor faz é a imersão dos músicos e o artista na composição que é boa; basta ser bem tocado, com instrumentos certos; e com a performance coerente que 70% da qualidade está pronta.


Não imagine que um bom produtor, ou um excelente estúdio vão fazer a sua música ficar boa; isso é um completo equívoco! De nada adianta um microfone Telefunken em um violão Martin; em uma mesa Neve com compressores Manley se você não conseguir tirar do seu instrumento. Esses excelentes equipamentos não vão tocar por você!


Se sua música for ruim, de nada vai adiantar você investir rios de dinheiro em uma gravação em um excelente estúdio. O que vai acontecer se você fizer isso é uma gravação plástica; cheia de edição igual a muitas outras coisas. As pessoas podem até ouvir e gostar; mas se a sua música não tiver coração; ela não vai cativar o público. Seu público não é burro, eles percebem quando a música tem ou não aquela entrega do músico.


Vamos olhar um pouco para o passado para ilustrar melhor o que estamos falando. Os melhores discos da história não são as melhores gravações. E digo mais; se entrarmos em uma análise técnica mais profunda; veremos que a qualidade de muitas gravações são péssimas.


No começo das gravações multi-track, nos anos 60 ninguém sabia o que estava fazendo; os equipamentos de áudio para mixagem (compressores, equalizadores e etc) eram herança da segunda guerra mundial; e aos poucos os engenheiros iam colecionando esses equipamentos que poderiam contribuir para a limpeza daquela gravação rudimentar. Ou seja, ninguém sabia direito o que estava fazendo, os engenheiros de som estavam experimentando; muitas das primeiras gravações stereo a bateria estava de um lado, guitarra do outro, baixo de um lado, vocal no meio… muito estranho; isso acabou até virando uma estética de mixagem; mas isso era pura experimentação.


A maioria das gravações dessa época - e estamos falando de Ray Charles; Etta James; Beatles; Jonny Cash; Frank Sinatra e etc - não são as gravações que falam mais alto; e sim a perfeição performática desses artistas; as canções eram perfeitas; a performance era perfeita e a gravação era a melhor possível.


Hoje em dia o cenário técnico é bem diferente, você consegue gravar com muita qualidade, em qualquer estúdio que consiga gravar que tenha uma interface razoável de 16 canais simultâneos; que tenha uma coleção bacana de plug-ins; e dessa forma você pode deixar a sua performance e a sua canção respirar.


Com toda a certeza do mundo: se sua canção for boa; se tua performance estiver concisa; verdadeira; se você souber afinar bem seus instrumentos; trabalhar com o seu equipamento; escolher bem seu equipamento pessoal; você não vai precisar de um excelente setup de estúdio - logicamente que um bom estúdio ajuda muito nesse caso; um estúdio razoável; com preço razoável será um excelente aporte técnico para sua canção!


Lembre-se: você toca canções; não toca compressores; equalizadores ou prés valvulados; esses equipamentos existem para que suas canções brilhem. Mas sem performance, suas canções são apenas portfólio digital de algum técnico; não são mais do que "zeros e um".



0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page