top of page

Escolher um estúdio ou um produtor: o que é melhor?

Antes de desenvolver esse tópico vou fazer um pequeno comparativo entre a educação musical no Brasil e no resto do músico, que diz muito sobre a capacidade de autonomia de um músico brasileiro.


Novamente é importante dizer que esse e-book tem como cenário do conteúdo; um músico independente, com pouca verba e muita vontade de fazer um excelente trabalho. E por esse cenário vamos imaginar as diferenças iniciais do processo de formação de um músico no Brasil e nos países mais desenvolvidos; onde as aptidões para todas as áreas já são estimuladas nas etapas de ensino iniciais.


Nos seus primeiros anos de estudo, os alunos dessas escolas podem ter aulas sobre trabalhos manuais; na área de tecnologia; esporte; humanas e artes; que é aonde eu quero chegar. Um mentor pode ver e descobrir um talento em cada uma dessas áreas e estimular o aperfeiçoamento daquele potencial desde cedo. E é por isso que quando vemos uma banda independente internacional a gente sente essa coerência entre os músicos sem nem observar a complexibilidade da composição; eles são sempre um passo a frente com a coerência, e isso se deve pelo estímulo dado logo no começo de tudo.


Depois disso existe o fator "equipamento inicial" que para nós brasileiros é muito difícil. Por conta das altas taxas cambiais, nossa política de impostos; o que é dito como equipamento de entrada para esses músicos de outros países, muitas vezes é visto como sonho de consumo por músicos independentes no Brasil.


E é com base nisso que eu afirmo que o músico brasileiro tem pouca referência de timbres de equipamentos, o que X equipamento entrega, o que Y equipamento faz; e qual o alcance do Z equipamento. E isso é apenas falta de contato com esse universo técnico. E por isso questiono: um músico brasileiro é totalmente capaz de olhar para um setup técnico de um estúdio e saber se aqueles equipamentos entregarão a qualidade que a sua música precisa?


Você deve saber - e se não sabe experimente fazer isso - que a ordem de ligação do seu equipamento pessoal muda completamente o timbre do seu instrumento. Então novamente eu questiono: você sabe se o compressor ideal para sua voz é um Manley, um Shadow Hills ou Avalon; o microfone pra sua voz deve ser um Dinâmico; um Condensador; ou um Ribbon?


O maior erro das bandas independentes é escolher um estúdio sem ter essa cultura técnica. As bandas costumam escolher esse estúdio pelo tamanho da mesa de som; pela quantidade de difusores que tem na parede; pela decoração ou tamanho das salas; por ver um ou outro equipamento que o músico conhece como "caro" como um Kemper; uma DW.


Outro fator perigoso dessa escolha é o portfólio do estúdio; não tem como você saber ao ouvir um portfólio o que foi feito ali; como foi o relacionamento entre a banda e aquele técnico e até mesmo o papel do estúdio na qualidade extrema daquela gravação que você gostou. Lembre-se de tudo o que falamos até agora; essa qualidade por ter vindo por outros fatores, aliás, pelos fatores ideais: qualidade da composição e coerência dos músicos. Isso sem falar que a banda pode ter trazido algum produtor de confiança deles que fez com que o som daquele estúdio que você está namorando tenha soado de outra forma completamente diferente.


Assim chegamos em uma nova equação. Aquele estúdio que você está namorando funcionou pra aquela banda que está no portfólio por que um produtor estava lá; de acordo com a banda e de acordo com o técnico do estúdio. Esse produtor conhece os equipamentos e o técnico conhece seu local de trabalho e tudo o que o produtor queria alcançar na timbragem dos instrumentos, o técnico tinha o know-how para fazer acontecer.


Se você, artista independente, não tiver esse mesmo know-how que o produtor e o técnico têm, as chances de você ter um trabalho muito inferior do que aquele portfólio que fez você comprar aquele estúdio são enormes!


O ideal é conversar com alguns produtores, conversar com algumas bandas que você acha que têm um disco legal, fazer alguns orçamentos e deixar essa escolha do estúdio de gravação para o SEU PRODUTOR FAZER, ele saberá quais são os estúdios que terão o aporte técnico para o seu som; um ambiente compatível com o perfil social da banda; e viável dentro do seu orçamento.


Obs.: Uma gravação é sempre um trabalho "custom" desconfie sempre de preços tabelados, você provavelmente vai acabar comprando um template artístico, entende o absurdo que essa frase insinua: TEMPLATE ARTÍSTICO!


Vários fatores são importantes para uma gravação correr bem, e um desses fatores é a energia. Você não vai conseguir a sua entrega performática em um ambiente não amigável; com pessoas trabalhando pra você com má vontade; fazendo piadinhas; comentários não construtíveis; e até mesmo ofensivos. Um produtor sério vai te levar em um estúdio compatível com a sua energia, e com certeza eu afirmo: sua tranquilidade estará, e elevará a qualidade de cada um dos takes da sua gravação!


Escolha um produtor antes do estúdio, você até pode escolher um produtor que tenha um estúdio; mas nunca um estúdio que tenha um produtor, cuidado com isso. Muitos estúdios têm uma série de produtores que trabalham lá; ele pode te indicar alguns produtores que trabalham lá; isso costuma funcionar muito bem! Mas converse com ele, tire suas dúvidas e se sentirem que vai dar certo, vai fundo! Mas nunca escolha pelo estúdio; SEMPRE PELO PRODUTOR!




1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page