top of page

Você é acionista do Spotify?



A menos que você seja um dos donos ou acionista majoritário do Spotify, além de não existir nenhuma razão prática para manter seu foco estratégico nesta única plataforma, é um grande risco para a existência do seu projeto!



Por que diversificar a estratégia do streaming?


Você apostaria a sua vida que um aplicativo nunca deixará de existir? Claro, imagino a resposta, logicamente que não!


Mas se eu mudar a pergunta para algo mais brando: qual empresa você acha que tem mais chances de se manter no mercado pelos próximos 10 anos, a Apple ou a Positivo? Não tem comparação, não é? É o caso do Spotify.


Imagine se o conteúdo da tatuagem usada como lustração deste post fosse o seu ID do ICQ? Serviria para que nos dias de hoje além de uma memória nostálgica sobre uma breve tecnologia?


Quem diria que, há 15 anos, o Orkut, o Myspace, o MSN simplesmente desapareceriam de um dia para o outro. Que a MTV fecharia as portas, que o Streaming iria se consolidar, a pirataria de mp3 iria desaparecer ou se tornar insignificante, que a TV por assinatura sofreria, que o Netflix poderia existir, até mesmo a Globo Play iria dar certo?


A batalha é deles:


Uma coisa é fato desde muito tempo: duas das três maiores empresas de streaming de música nunca deixaram de existir (inclusive sem nenhuma dependência ou resultados provenientes exclusivamente de um nicho de mercado, no caso, o streaming de música), e muito pelo contrário, sua história de inovação tecnológica vem de muito antes do Spotify virar um mero impulso elétrico em um neurônio no cérebro do criador do app: A Apple, e em seguida, o Amazon - que é muito mais do que uma loja online.


Pra quem não sabe, a Amazon possui um dos maiores servidores do planeta, sendo tão grande e poderosa ou até maiores do que o do Google ou do Meta.


Você realmente acha seguro apostar todas as suas poucas fichas em um app que vem perdendo terreno de forma rápida entre essa briga de titãs? E se o Spotify parar de existir, o que você vai fazer? Já parou para pensar?


E se eu ainda complementar com a informação de que, além do pior serviço de streaming de música, o Spotify ainda é o pior pagador de Royalties em comparação com os outros, mesmo ainda sendo maior detentor do fluxo de caixa de assinantes de streaming de música de forma global, e que o Apple Music paga quase o dobro de royalties que o Spotify, assim como o Amazon e até mesmo o Deezer, e que o Tidal paga quase 3x mais do que o Spotify, que por sua vez é quase 50x mais que o YouTube, e 200x mais do que o Meta?


Você diria que sua estratégia de marketing está sendo executada da maneira correta?


O que eu estou dizendo não é para que você boicote o Spotify. Assim como os grandes estúdios, grandes artistas, grandes gravadoras não têm o poder de decretar a aniquilação e/ou a vitória gloriosa de um formato ou app, os artistas independentes não têm nenhum poder de mudar algum rumo dessa batalha.


A única escolha que artistas e profissionais têm é sobre ter algum resultado (mesmo que pequeno) ou não ter absolutamente nenhum. Um artista jamais pode se contentar com os números de apenas um app de streaming, quando do outro lado do Spotify, somados, estão ⅔ dos usuários de streaming, sendo que em 2022 a apple music avançou sobre o Spotify assumindo a liderança em um dois maiores mercados do mundo, os USA.


Imagine, um fã em potencial vai até a Apple Music, digita o nome do seu projeto e a foto do perfil não está atualizada, não tem bio, nem todas as canções estão lá, ele no final de tudo, não vai conseguir ouvir suas canções na alta fidelidade que ele espera ouvir.


O que você acha que esse usuário (considere que ele já deixou de ser um fã em potencial) vai fazer? Entrar em contato com você e te pedir um link do wav? Não, ele simplesmente vai ter procurar de novo tão fácil assim, e olha que potencialmente você deixou de ganhar um stream orgânico facinho! Zero investimento, 3x mais retorno: desapareceu e dificilmente vai voltar.


O papel de um artista


Hoje em dia é muito fácil se perder nas complexidades e facilidades do assesso à informação de modo geral. É muito facil que um artista se perca ao imergir em assuntos irrelevantes para a sua carreira, muitas vezes se deixando levar por opiniões de universos completamente alheios ao seu.


A consequência de perder o foco, tomar partido em discussões sobre assuntos que desconhece, é devastadora. Tais opiniões são nocivas para o desenvolvimento de um nicho muito frágil, que em contra partida, representa a maioria esmagadora do quantitativo de fonogramas existentes no streaming: o cenário da musica independente.


O papel de um artista deve ser apenas: criar e se fazer presente. Se não o fizer, seu lugar nem será considerado "ocupado" por outro artista. Para os olhos de um usuário da Apple Music, o que não está lá, simplesmente não existe!




5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page